top of page
Buscar

O que acontece se a prótese de silicone romper?


Introdução

Os implantes mamários são dispositivos médicos projetados para serem duráveis, mas como qualquer outro dispositivo, não são projetados para durar a vida toda. Embora os rompimentos de implantes de silicone sejam raros, eles podem ocorrer. Mas o que acontece quando um implante de silicone se rompe? Vamos explorar esse tópico neste post.

Rompimento de Próteses de Silicone

Os implantes mamários de silicone são preenchidos com um gel coeso de silicone que tem uma consistência semelhante à geleia. No caso de um rompimento do implante, o gel de silicone geralmente permanece contido dentro da cápsula de tecido cicatricial que o corpo forma ao redor do implante - um fenômeno conhecido como ruptura intracapsular.

Sinais e Sintomas

Algumas rupturas de implantes de silicone são “silenciosas”, o que significa que não apresentam sinais ou sintomas visíveis. Em outros casos, uma ruptura pode causar mudanças na forma ou tamanho do seio, dor, endurecimento, formação de nódulos ou alterações na sensação do mamilo.

Diagnóstico

Devido à natureza silenciosa de algumas rupturas de implantes de silicone, os profissionais de saúde recomendam exames regulares de imagem para mulheres com implantes de silicone. Isso pode incluir uma ressonância magnética, que é o exame de imagem mais eficaz para detectar uma ruptura de implante de silicone.

Tratamento

Se um implante de silicone se romper, a cirurgia para remover o implante (e substituí-lo, se desejado) é geralmente recomendada. Isso ocorre porque o gel de silicone pode, eventualmente, vazar para fora da cápsula de tecido cicatricial e entrar em contato com o tecido mamário circundante, o que pode causar problemas como dor e alterações na aparência da mama.

Conclusão

Embora os rompimentos de implantes de silicone sejam raros, é importante estar ciente dos possíveis sinais e sintomas e fazer exames de imagem regulares se você tem implantes de silicone. Se você suspeitar que seu implante de silicone se rompeu, entre em contato com seu cirurgião plástico ou profissional de saúde.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page